- Nossos Diferenciais -

Fundamental Anos Finais

No CEPE, durante toda a vida escolar, os estudantes são estimulados a ser protagonistas do seu estudo e aprendizagem, pois sabemos da importância do processo de estudar e aprender ao longo de toda a vida e não só na fase em que estão matriculados em uma instituição de ensino. No período em que vivenciam os anos finais do Fundamental, esse estímulo fica bem evidente com a oportunidade de construírem seus próprios livros de Matemática e de Língua Portuguesa, a partir do estudo de diferentes livros e fontes de informação. Desse modo, a construção do conhecimento vai se dando em bases bem sólidas de reflexão autoral.

WhatsApp Image 2022-02-17 at 11.53.01 (1).jpeg
IMG_8009.HEIC

A pedagogia de projetos, adotada pelo CEPE, desde a Educação Infantil, continua a todo vapor, permitindo que os interesses de aprendizagem dos estudantes sejam contemplados, para além do conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conteúdo obrigatório em todas as instituições de ensino do país e, devidamente, trabalhados aqui na Escola.

Todas as turmas do Fundamental Anos Finais têm aulas de literatura, leem em média três livros por trimestre, que vão desde clássicos a contemporâneos. Além da leitura, fazem muitos trabalhos, reflexões e debates a partir dos livros. Em mais de 40 anos de escola, podemos perceber o poder que essa relação com a literatura traz. Recebemos, com frequência, muitos relatos de antigos alunos, que hoje estão dedicados à vida profissional em diferentes áreas de conhecimento. Eles fazem questão de voltar ao CEPE, agradecer pelo profundo incentivo ao universo da literatura e à cultura em geral e reforçar o quanto isso foi e é valioso para suas vidas. Por isso, a literatura é um dos pilares fundamentais dos princípios do CEPE.

Sabemos que o mundo está se transformando numa grande velocidade, por isso, valorizamos a transmissão de saberes e nos dedicamos para que os estudantes tenham repertório que lhes possibilite se reinventar sempre que preciso.

A partir do 6º ano, trabalhamos com a introdução da disciplina Educação Digital, para problematizarmos e aprofundarmos sobre o uso da tecnologia. Para o melhor uso das ferramentas digitais em sala, teremos um Chromebook por estudante a partir desta etapa do fundamental e um dispositivo para cada três alunos no 5° ano.
Em 2022, seguimos com a parceria com a Geekie One, como mais uma ferramenta que possibilita o aprendizado de forma completa, nos apoiando no ensino/aprendizado do uso consciente da internet e suas tecnologias. Continuamos, também, com as ferramentas analógicas que tanto nos são caras, materiais de pesquisa, biblioteca de sala, livros de literatura, livros paradidáticos, cadernos, entre outros, que nos ampliam como Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais que somos, sempre em busca da excelência em todos os seus aspectos e inovações.

WhatsApp Image 2022-03-22 at 09.59.07 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-03-22 at 09.58.59.jpeg