- Nossos Diferenciais -

Fundamental Anos Iniciais

A Pedagogia de Projetos adotada faz com que não seja necessário a utilização de livro didático em todas as disciplinas. Em boa parte do tempo, as crianças vão aprender a partir de diversos livros disponíveis na biblioteca, além de conteúdo passado diretamente pelo professor, de pesquisas e de outras fontes. Esse processo permite aprender sobre o conceito de fontes de pesquisa, e, ainda, numa era em que há todo tipo de informação disponível, saber investigar e discernir a qualidade e veracidade dos conteúdos pesquisados.

"A criança não entra no Cepe pra aprender do jeito que a gente ensina. A gente ensina do jeito que ela aprende e aprende o jeito de cada criança aprender".

Beatriz Portugal

Coordenadora do Fundamental Anos Iniciais

WhatsApp Image 2022-05-03 at 14.38.49.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-17 at 15.59.47.jpeg

Embora cada turma tenha sua sala de aula própria, há vários momentos coletivos de estudo. Os alunos dos anos iniciais do Fundamental também vivenciam as assembleias (algumas vezes por turma, em outras vezes junta-se todo o segmento), nas quais são convidados a participar de decisões sobre o dia a dia de estudo e a colaborar na criação celebrações, para marcar momentos importantes do aprendizado. Eles também refletem e debatem sobre pontos fortes e pontos a serem trabalhados na convivência em grupo. Trata-se de um espaço onde são encorajados a se colocar, a ter sua voz ouvida.

Nas assembleias do Fundamental, observamos que é muito mais eficaz sairmos do discurso do "Pode/Não Pode" e trazemos para debate "O que é bom para o grupo e o que não é". Este é certamente um processo mais trabalhoso, no entanto cria uma consciência real do que deve e o que não deve ser feito, partindo do raciocínio deles e fazendo também com que se sintam respeitados e participantes.

O dia a dia de estudo está para além das salas de aula. Em muitos momentos as aulas são propostas usando os espaços ao ar livre ou outras áreas.

Durante toda a vida escolar no CEPE, apoiamos a inteligência emocional, fortalecemos o conceito de respeito por si próprio e respeito ao coletivo. Tudo isso se configura como base para fluidez e pleno funcionamento dos processos cognitivos de aprendizagem!