- Rotina e Atividades -

Logotipo Casa Colorida.png

Na Educação Infantil, as crianças contam com atividades semanais diversificadas, como: música, contação de história, expressão artística, inglês todos os dias, capoeira, Contemplação ...

Além disso, diariamente, há o momento da fruta, no qual as crianças comem e compartilham as frutas trazidas de casa, podendo experimentar e conhecer novas possibilidades.

WhatsApp Image 2022-03-12 at 11.16.21 (1).jpeg
Adaptação2.HEIC

- Inglês Diário -

Inglês todo dia na educação infantil acontece?! Acontece!! E o mais legal dessa atividade é que é inserida no contexto da atividade que a turma está trabalhando, não havendo interrupção na rotina nem na atividade que está em andamento. Se é no quintal? Vamos de Inglês no quintal!! Se é na hora da história? Vamos de Inglês na hora da história! Se é o momento da fruta? Vamos de Inglês aproveitando o momento da fruta!! Assim os pequenos incorporam a nova língua no fluir das atividades sem quebra do foco de atenção e o aprendizado se faz de forma lúdica e prazerosa para todos os envolvidos no processo.

WhatsApp Image 2022-06-09 at 09.58.36.jpeg

- Tardes de Quintal -

Semanalmente, experimentamos uma rica vivência com o Projeto Tardes de Quintal. Neste dia, cada professora propõe uma atividade diferente com todas as crianças integradas, independentemente das idades. Cada um escolhe, com total autonomia, a atividade mais interessante para si. É bonito ver como acontecem a cooperação e o cuidado entre os pequenos nesta interação. A equipe de educadores se diverte junto das crianças.

WhatsApp Image 2022-03-30 at 15.57.22.jpeg

- Momento da Fruta-

Coloridas, saborosas e saudáveis, as frutas fazem a alegria da criançada aqui no Cepe. Todo dia, cada um traz uma fruta pra compartilhar com os colegas e aguardam felizes por este momento em que as professoras conversam sobre as frutas que vieram no dia, estimulando a curiosidade das crianças pelas árvores, onde nascem cada uma delas, os aromas e as formas. A conversa vai longe e é muito lindo acompanhar o interesse deles por este alimento tão especial que é a fruta!

Destaques Ed. Infantil.png
WhatsApp Image 2022-06-03 at 19.13.54 (1).jpeg

- Horta -

O trabalho da terra através da permacultura nos ajuda a compreender os ciclos da vida a partir de uma visão sistêmica. O respeito ao meio ambiente, a vida em comunidade, o amor à terra, o cuidado e a comunhão com a nossa casa, o planeta. Observamos e interagimos com a natureza que nos rodeia e permeia, e assim nos entendemos como parte fundamental e una, no exercício consciente de nossa condição humana, planetária, social e individual, construímos juntos um senso de preservação, um caminho que enriquece a vida com responsabilidade e alegria!

- Contemplação -

Através dessa prática exercitamos o momento para ouvir o silêncio e escutar o coração. Na construção de um hábito saudável de cultivar o silêncio interior e ouvir o diálogo interno que se passa em nossas mentes, o autoconhecimento toma forma e a possibilidade de responder ao mundo com empatia a partir de nossas qualidades ao invés de reagir ao exterior a partir do inconsciente, se torna uma maneira consciente de estar em diálogo reflexivo no mundo. Agir como resposta e escolha e não reagir, essa é a grande consciência que brota no exercício da Contemplação.

WhatsApp Image 2022-03-12 at 11.16.21 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-23 at 14.51.13 (1).jpeg

- Adaptação e Acolhimento -

Este é um período fundamental na vida das nossas crianças... Quer seja o início da vida escolar, quer numa mudança, o processo vivido na adaptação a uma nova etapa da vida é singular e cheio de delicadezas.

Entendemos que a  iniciação escolar precisa ser leve, envolvente e segura, para a criança e para a sua família.  Só assim, o processo flui de forma saudável, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança neste espaço colorido, verde e tão especial, vivenciado na Casa Colorida.

WhatsApp Image 2022-03-29 at 13.23.18.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-29 at 13.24.08.jpeg