Proposta Pedagógica

Nós somos uma Escola forma de Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, o que significa que estamos sempre mergulhadas em buscar novas formas de pensar, entender e agir a educação e outros temas pertinentes à atualidade. Somos uma Escola muito viva e artesanal, tudo é feito por nós com muito zelo e pensado com muito embasamento.

As experiências e vivências escolares abrangem todos os aspectos do ambiente escolar, dentro do currículo formal proposto pela BNCC com atenção e cuidado para os quatro pilares propostos no relatório da UNESCO para a Educação do século XXI. Aprender a:

1. CONHECER - apropriação da cultura geral e ampla o suficiente para capacitá-lo para o

estudo em profundidade. Aprender a aprender. Educação ao longo da vida.

1. FAZER - adquirir competência para enfrentar numerosas situações. Trabalhar em equipe.

2. CONVIVER - desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências –

preparar-se para gerenciar conflitos. Busca da compreensão mútua para a paz.

1. SER - desenvolver a personalidade com o objetivo de adquirir uma capacidade cada vez

maior de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal e social. Conhecimento das suas potencialidades individuais.

Uma atenção especial é dada a Literatura, considerando que o contato com livros é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Nesse momento, estamos mergulhadas em estudar como ser fonte de ajuda para os adultos e estudantes que permeiam a Escola, nesse retorno ao convívio presencial, que tem apresentado seus desafios. Estamos também focadas em entender as novas possibilidades de educação que se apresentam na Base Nacional, no Novo Ensino Médio e também na melhor forma de fazer uso da tecnologia para fins educativos e não apenas para o entretenimento.

Um dos nossos grandes pilares é a literatura ! Entendemos que através dela conseguimos aprimorar nossa forma de nos expressarmos e de compreendermos e nos aproximarmos do mundo. Temos anualmente uma festa literária para celebrar autores e trazer temas pertinentes para ampliar o conhecimento do nosso coletivo.

Fora isso, damos um imenso valor ao cuidado ambientar e à diversidade humana, em que os valores de cada família são primordiais e o diálogo é incentivado através do respeito das diferenças e da escuta ativa.