- Nossos Diferenciais -

Ensino Fundamental I

       A Pedagogia de Projetos adotada faz com que não seja necessário a utilização de livro didático em todas as disciplinas. Em boa parte do tempo, as crianças vão aprender a partir de diversos livros disponíveis na biblioteca, além de conteúdo passado diretamente pelo professor, de pesquisas e de outras fontes. Esse processo permite aprender sobre o conceito de fontes de pesquisa, e, ainda, numa era em que há todo tipo de informação disponível, saber investigar e discernir a qualidade e veracidade dos conteúdos pesquisados.

"A criança não entra no Cepe pra aprender do jeito que a gente ensina. A gente ensina do jeito que ela aprende e aprende o jeito de cada criança aprender".

WhatsApp Image 2019-10-18 at 14.54.47.jp

    Embora cada turma tenha sua sala de aula própria, há vários momentos coletivos de estudo. Os alunos do Fundamental I também vivenciam as assembleias (algumas vezes por turma, em outras vezes junta-se todo o segmento), nas quais são convidados a participar de decisões sobre o dia a dia de estudo e a colaborar na criação celebrações, para marcar momentos importantes do aprendizado. Eles também refletem e debatem sobre pontos fortes e pontos a serem trabalhados na convivência em grupo. Trata-se de um espaço onde são encorajados a se colocar, a ter sua voz ouvida.

       Nas assembleias do Fundamental, observamos que é muito mais eficaz sairmos do discurso do "Pode/Não Pode" e trazemos para debate "O que é bom para o grupo e o que não é". Este é certamente um processo mais trabalhoso, no entanto cria uma consciência real do que deve e o que não deve ser feito, partindo do raciocínio deles e fazendo também com que se sintam respeitados e participantes.

       O dia a dia de estudo está para além das salas de aula. Em muitos momentos as aulas são propostas usando os espaços ao ar livre ou outras áreas.

       Durante toda a vida escolar no Cepe, apoiamos a inteligência emocional, fortalecemos o conceito de respeito por si próprio e respeito ao coletivo. Tudo isso se configura como base para fluidez e pleno funcionamento dos processos cognitivos de aprendizagem!

0a0ff345-1e9c-485e-9e6c-0bb3ce3accfc.JPG

Direção:

Maria Candida Dantas Peralta

Coordenação Geral:

Maria Elizabeth L. Hoertel

Auxiliar de coordenação:

Roberta L. Moreira Leite

Coordenação do Segmento:

Maria Elizabeth L. Hoertel

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª feira

12h20min às 17h20min

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Rua Dona Mancala, 45

Miguel Pereira - RJ

24 2484 5206

© 2017 Desenvolvido com a colaboração Bruno Aguiar. 

(24) 99975-3214