- Nossos Diferenciais -

Ensino Fundamental II

No Cepe, durante toda a vida escolar, os estudantes são estimulados a serem protagonistas do seu estudo e aprendizagem, pois sabemos da importância do processo de estudar e aprender ao longo de toda a vida e não só na fase em que estão matriculados em uma instituição de ensino. No período em que vivenciam o Fundamental II, esse estímulo fica bem evidente com a oportunidade de construírem seus próprios livros de Matemática e de Língua Portuguesa, a partir do estudo de diferentes livros e fontes de informação. Desse modo, a construção do conhecimento vai se dando em bases bem sólidas de reflexão autoral.

70fe383b-6da4-42a6-8bf6-ae426b92b5ce.JPG
Captura de tela 2019-12-13 14.16.19.png
PHOTO-2019-02-28-13-22-50.jpg
7ac566ba-9ffe-47b8-ad6c-3609a0e4d139 2.j

A pedagogia de projetos, adotada pelo Cepe, desde o ciclo infantil, continua a todo vapor, permitindo que os interesses de aprendizagem dos estudantes sejam contemplados, para além do conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, conteúdo obrigatório em todas as instituições de ensino do país e, devidamente, trabalhado no Cepe.

Todas as turmas do Fundamental II têm aulas de literatura, leem em média três livros por trimestre, que vão desde clássicos a contemporâneos. Além da leitura, fazem muitos trabalhos, reflexões e debates a partir dos livros. Em mais de 40 anos de escola, podemos perceber o poder que essa relação com a literatura traz. Recebemos, com frequência, muitos relatos de antigos alunos, que hoje estão dedicados à vida profissional em diferentes áreas de conhecimento. Eles fazem questão de voltar ao Cepe, agradecer pelo profundo incentivo ao universo da literatura e reforçar o quanto isso foi e é valioso para suas vidas. Por isso, a literatura é um dos pilares fundamentais dos princípios do Cepe.

Sabemos que o mundo está se transformando com muita velocidade, por isso, valorizamos a transmissão de saberes e nos dedicamos para que os estudantes tenham repertório que lhes possibilite se reinventar sempre que preciso.

O 9º ano já começa uma aproximação com o Ensino Médio nas eletivas – disciplinas extracurriculares, criadas a partir do interesse dos estudantes por estudos ligados ao cotidiano e às novidades do mundo atual – que os estudantes do Fundamental e do Médio cursam juntos no contraturno. Nessa fase, aumenta o número de provas e são introduzidas as disciplinas de Física e Química, ministradas por professores do Ensino Médio, o que faz com que a mudança para o próximo segmento seja leve. Para apoiar todo esse intenso percurso, os estudantes contam, também, com uma profissional de psicologia sempre atenta aos processos emocionais deles, acolhendo-os sempre que necessário.

Viagens culturais, aulas de conhecimento vivo, teatro, artes, música, cooperação, comunicação, criatividade – aos estudantes do Fundamental II são oferecidos diversos recursos para tornar o processo de aprendizagem interessante, atraente, e, consequentemente, profundo, consciente e consistente. Tudo isso é sustentado pelo tripé ‘família – estudante – escola’, fundamental para a educação plena.

Direção:

Maria Candida Dantas Peralta

Coordenação Geral:

Maria Elizabeth Lavrador Hoertel

Auxiliar de coordenação:

Fábia Leandra A. de França

Coordenação do Segmento:

Zilda R. de Paula Gomes

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª feira

7h10min às 12h10min

IMG_5923.JPG
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Rua Dona Mancala, 45

Miguel Pereira - RJ

24 2484 5206

© 2017 Desenvolvido com a colaboração Bruno Aguiar. 

(24) 99975-3214