- Pilares -

Ensino Fundamental I

IMG_4021.JPG
0a0ff345-1e9c-485e-9e6c-0bb3ce3accfc.JPG

Direção:

Maria Candida Dantas Peralta

Coordenação Geral:

Maria Elizabeth L. Hoertel

Auxiliar de coordenação:

Roberta L. Moreira Leite

Coordenação do Segmento:

Maria Elizabeth L. Hoertel

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª feira

12h20min às 17h20min

    O trabalho com as turmas do Ensino Fundamental I no Cepe é baseado na arte do encontro entre os adultos e crianças que vivenciam este processo de aprendizagem. Por aqui, nas propostas cognitivas, cuidamos com extrema atenção dos interesses de conteúdo de cada criança, das suas emoções e do espaço de fala de cada uma.

       No 1º ano do Fundamental I ainda há bastante interlocução com a Educação Infantil, para que o processo de amadurecimento e autonomia se consolide com tranquilidade e segurança. A partir do segundo ano, dá-se mais ênfase nas interações entre as demais turmas do segmento ( 2º ao 5º ano), aproveitando tudo o que é valioso no processo de aprendizagem entre crianças de diferentes idades: o cuidar e ser cuidado, a troca de informações e experiências.

      Na dinâmica do Fundamental I, inicia-se o aprendizado sobre a complexidade cultural que vivemos, as dimensões sociais, econômicas e políticas, bem como os produtos científicos e tecnológicos do nosso cotidiano, na busca da formação de uma sociedade mais justa. O conteúdo é sempre contextualizado, propiciando assim uma aprendizagem rica em significados e representações. Um estímulo especial é dado à Literatura, considerando que o contato com livros é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

      Organizamos o trabalho através da Pedagogia de Projetos, isso significa que mapeamos os interesses do alunos, compreendemos qual é a necessidade de conhecimento que está viva em cada um, dividimos em grupos de projetos e proporcionamos a todos o apoio intelectual e prático necessário para que eles desenvolvam o estudo sobre cada tema. Dessa forma, conseguimos contemplar TODO o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, mas num formato diferente, no qual esses conteúdos vão ganhando destaque dentro dos temas de interesses deles.

      Com os mais de 40 anos de experiência da escola do Cepe, foi possível perceber que este formato traz muitos benefícios, entre eles uma construção do conhecimento mais sólida. Além disso, permite identificar e aproveitar as habilidades que se destacam em cada aluno, um processo de autoconhecimento e valorização que os incentiva na busca de mais saber.

PHOTO-2019-04-02-19-38-09.jpg
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Rua Dona Mancala, 45

Miguel Pereira - RJ

24 2484 5206

© 2017 Desenvolvido com a colaboração Bruno Aguiar. 

(24) 99975-3214