- Pilares -

Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental anos finais é, sem dúvida, um período de transformações muito importantes e marcantes, tanto no dia a dia escolar quanto no desenvolvimento pessoal de cada estudante. Eles iniciam esse ciclo ainda crianças e o concluem jovens: as transformações físicas são muito evidentes e nos lembram o tempo todo pelo quanto de transformações internas também estão passando.

WhatsApp Image 2022-02-14 at 12.33.44.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 07.57.39.jpeg

No CEPE, os anos finais do Fundamental começam com uma mudança de turno. Os estudantes que, até então, tinham aulas à tarde passam a frequentar o turno da manhã. Nessa fase, introduz-se o calendário de provas, aumenta a diversidade de professores, e, além disso, iniciam-se as aulas de Espanhol (as aulas de inglês começam na Educação Infantil, de forma bem cuidadosa, suave e integrada ao dia a dia das brincadeiras).

Tanta transição merece um olhar especial. Por isso, antes mesmo de começar esse período, ou seja, quando ainda estão no final do último ano do Fundamental anos inicias (5º ano), eles são recebidos pelos colegas que estão concluindo seu primeiro ano de Fundamental anos finais (6º ano) com um agradável café da manhã de boas-vindas, no qual a turma do 6º ano compartilha como foi sua experiência de mudança e encoraja os colegas a se entregarem com entusiasmo à transformação. É lindo ver esse momento. Os professores do Fundamental anos finais também participam do café de boas-vindas, tiram dúvidas, preparam uma aula de demonstração e estabelecem, assim, um vínculo que vai se aprofundar.

O 9º ano já começa uma aproximação com o Ensino Médio. Nessa fase, aumenta o número de provas e são introduzidas as disciplinas de Física e Química, ministradas por professores do Ensino Médio, o que faz com que a mudança para o próximo segmento seja mais leve. Para apoiar todo esse intenso percurso, os estudantes contam, também, com uma profissional de psicologia sempre atenta aos processos emocionais deles, acolhendo-os sempre que necessário.

Viagens culturais, aulas de conhecimento vivo, teatro, artes, música, cooperação, comunicação, criatividade – aos estudantes do Fundamental II são oferecidos diversos recursos para tornar o processo de aprendizagem interessante, atraente, e, consequentemente, profundo, consciente e consistente. Tudo isso é sustentado pelo tripé ‘família – estudante – escola’, fundamental para a educação plena.

Direção:

Maria Candida Dantas Peralta