- Pilares -
Ensino Fundamental I

No 1º ano do Fundamental I ainda há bastante interlocução com a Educação Infantil, para que o processo de amadurecimento e autonomia se consolide com tranquilidade e segurança. A partir do segundo ano, dá-se mais ênfase nas interações entre as demais turmas do segmento ( 2º ao 5º ano), aproveitando tudo o que é valioso no processo de aprendizagem entre crianças de diferentes idades: o cuidar e ser cuidado, a troca de informações e experiências.
Embora cada turma tenha sua sala de aula própria, há vários momentos coletivos de estudo. Os alunos do Fundamental I também vivenciam as assembleias (algumas vezes por turma, em outras vezes junta-se todo o segmento), nas quais são convidados a participar de decisões sobre o dia a dia de estudo e a colaborar na criação celebrações, para marcar momentos importantes do aprendizado. Eles também refletem e debatem sobre pontos fortes e pontos a serem trabalhados na convivência em grupo. Trata-se de um espaço onde são encorajados a se colocar, a ter sua voz ouvida.
Nas assembleias do Fundamental, observamos que é muito mais eficaz sairmos do discurso do "Pode/Não Pode" e trazemos para debate "O que é bom para o grupo e o que não é". Este é certamente um processo mais trabalhoso, no entanto cria uma consciência real do que deve e o que não deve ser feito, partindo do raciocínio deles e fazendo também com que se sintam respeitados e participantes.
Organizamos o trabalho através da Pedagogia de Projetos, isso significa que mapeamos os interesses do alunos, compreendemos qual é a necessidade de conhecimento que está viva em cada um, dividimos em grupos de projetos e proporcionamos a todos o apoio intelectual e prático necessário para que eles desenvolvam o estudo sobre cada tema. Dessa forma, conseguimos contemplar TODO o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, mas num formato diferente, no qual esses conteúdos vão ganhando destaque dentro dos temas de interesses deles.
O trabalho com as turmas do Ensino Fundamental I no Cepe é baseado na arte do encontro entre os adultos e crianças que vivenciam este processo de aprendizagem. Por aqui, nas propostas cognitivas, cuidamos com extrema atenção dos interesses de conteúdo de cada criança, das suas emoções e do espaço de fala de cada uma.

Direção:
Maria Candida Dantas Peralta
Coordenação Geral:
Maria Elizabeth Lavrador Hoertel
Auxiliar de coordenação:
Roberta L. Moreira Leite
Coordenação do Segmento:
Beatriz Portugal Araujo
Caroline V. Maciel Tavares
Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira
12h20min às 17h20min
