- Atividades -

Arquivo 30-10-2017 09 47 49.jpeg

- Projeto Travessia -

WhatsApp Image 2019-12-12 at 11.06.47.jp

O projeto Travessia, desenvolvido durante todo o ano letivo pela professora de Teatro Andreia Lopes em parceria com a professora de Artes Patrícia Kauffman, representa a transição que acontece aos estudantes que finalizam o Fundamental I e seguem para o turno da manhã dando início ao sexto ano. A culminância é um espetáculo teatral que tem a simbologia de passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, trazendo um pouco do que vivemos todos os dias no chão da escola para apresentar para as famílias nessa celebração.

Aqui no Cepe, o Fundamental I vive a experiência rica das assembleias de classe, também conhecidas como círculo ou roda de conversa, são espaços organizados para refletir e buscar soluções para os problemas que acontecem no cotidiano, dando oportunidade para os alunos refletirem sobre situações vividas e participarem das tomadas de decisões sobre os temas que dizem respeito a eles.

WhatsApp Image 2019-08-06 at 14.20.26 (1

Muito mais do que alcançar objetivos de consenso, essa prática deve servir para: “explicitar as diferenças, defender posturas e ideias muitas vezes opostas e mesmo assim levar as pessoas a conviver em um espaço coletivo”. Ulisses Ferreira de Araújo.

O objetivo é favorecer o diálogo, o direito de falar e ser ouvido, o respeito à diversidade e a expressão dos diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Desta forma, os professores também conhecem melhor seus alunos, uma vez que a segurança do momento incentivam, até mesmo, os que pouco se colocam.

É também um espaço de reflexão e discussão sobre convivência e respeito, de elaboração de combinados coletivos e de propostas para a resolução de conflitos. Sempre tomando o cuidado de não personificar os debates, os problemas são tratados não focando nas pessoas que estejam causando-os, em determinada circunstância.

- Assembleias -

Em constução