PROJETO MECENAS

Mecenas é o apelido carinhoso que damos aos mantenedores dos alunos do Ensino Médio da Escola do CEPE que, vindos da escola pública, são mantidos pela generosidade de pessoas que participam do projeto arcando com 50% da mensalidade desses alunos. Os outros 50% da mensalidade são arcados pela Escola.

Vamos relembrar, aqui, um pouco de história, a fim de evidenciar a pertinência dessa alcunha. Para tanto, voltemos ao século I a.C., conhecido como o século de ouro da civilização romana.

Caio Mecenas, um cidadão romano que viveu nesse período, foi amigo e conselheiro do imperador Otávio Augusto, o qual, muitas vezes, se fez representar por ele, enviando-o, como seu tribuno, a várias missões políticas, nas quais se revelou um eficiente diplomata e um grande estadista. Também se sobressaiu como administrador, por multiplicar, em apenas dez anos, a fortuna de sua família. Mas, sobretudo, Caio Mecenas destacou-se por sua dedicação às letras e às artes, através do apoio — político, financeiro e emocional — dado a vários escritores e escultores, bem como através da divulgação, por exemplo, dos espetáculos teatrais entre os romanos. Para que tenhamos a noção da grandiosidade histórica de Caio Mecenas, basta, entre os muitos artistas que contaram com seu patrocínio, citar um: o poeta Virgílio, considerado o Homero dos romanos.

Dessa forma, Caio Mecenas não só entrou para a História, como também entrou para a História da Língua, pois seu nome próprio tornou-se um nome comum. O substantivo "mecenas" passou a designar, segundo o dicionário Houaiss, qualquer indivíduo — homem ou mulher — que protege artistas, homens de letras ou de ciências, proporcionando recursos financeiros, ou que patrocina, de modo geral, um campo do saber ou das artes.

Viu a pertinência do apelido? O mecenas protege o saber, quando custeia a metade da anuidade de um estudante, oriundo de escola pública, para que ele permaneça e cresça na Escola do CEPE, durante os três anos que o separam da Universidade. Nossos mecenas vão além de Caio Mecenas, porque apostam num "artista, homem de letras ou de ciências" que ainda não se revelou.

Vamos comemorar! O Projeto Mecenas da Educação tem, hoje, 15 anos. Os "patrocinados", nesses 15 anos, já são 45 e se revelaram: professores, advogados, engenheiros, jornalistas, médicos, veterinários, economistas e outros profissionais que chegaram ao lugar com o qual sonharam. E não se esqueceram de que lugar eles saíram para o mundo, pois sempre retornam à Escola do CEPE, para agradecer a escola e para apoiar os estudantes que estão no lugar em que eles estiveram. Enfim, voltam para mostrar a esses estudantes que o sonho é possível.

Assista abaixo o depoimento de alguns dos nossos estudantes beneficiados pelo Projeto Mecenas da Educação:

Para maiores informações sobre o projeto, entre em contato:

Tel: (21) 3180-3580

WhatsaApp: (24) 99813-1049