Escolas são pessoas - Flavinha

Quando a gente mistura história de vida, afeto, respeito, estudo e dedicação acontece o que? Alguém pensou algo muito diferente de "bons resultados"? Porque é isso que temos experimentado no Cepe com o trabalho da Flavinha, hoje coordenadora da Educação Infantil. Sua história aqui é looonga. Ela começou como aluna do Ensino Fundamental II, se formou, eu só esteve fora do Cepe nos primeiros anos da sua faculdade de Pedagogia. Ainda estudante universitária, veio fazer estágio no Cepe e não saiu mais.

Flavinha conhece cada canto e cada processo da escola. Curiosa e dedicada, ela passou por muitas áreas do Cepe. Já atuou como secretária administrativa, auxiliar de sala, professora de reforço, auxiliar de coordenação do Ensino Médio e da Educação Infantil, coordenadora pedagógica do Fundamental I e II e finalmente Coordenadora da Educação Infantil, onde está hoje e ama fazer o que faz. São 21 anos de Cepe só como profissional, fora todos os anos em que foi aluna. Durante todo esse tempo, Flavinha esteve também fora do Cepe, paralelamente, estudando, fazendo especializações em psicopedagogia, gestão, entre outros temas, além de visitar diversos ambientes para realizar palestras e troca de conhecimento. A gente vê no dia a dia o resultado positivo de contarmos com profissionais comprometidos e que sabem o que estão fazendo, mas que ainda com toda experiência estão abertos para ouvir o outro, aprender coisas novas. Porque escola é um ambiente em que se precisa estar com presença, vivendo cada dia como se fosse único, porque é!

Ela contou pra gente que ama os desafios que a Educação Infantil traz diariamente: "Por aqui é preciso estar atenta sempre, buscar meios de se comunicar com crianças que ainda nem sequer usam palavras ou conhecem ainda muito poucas palavras. Construir relações de confiança com as famílias, porque isso impacta diretamente na adaptação e no desenvolvimento dos pequenos", disse. E completou: "Crianças são transparentes e diretas, se relacionam sem julgamento e nos surpreendem a cada dia. É uma alegria viver cercada delas". Flavinha se tornou mãe do João, seu primeiro filho, há alguns meses e vive um novo olhar sobre a infância.