Projeto: "Um olhar pra dentro no combate ao racismo"

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio viveram recentemente o projeto: "Um olhar pra dentro no combate ao racismo". Toda a turma foi convidada a ter um olhar mais apurado e sensível para o que acontece a nossa volta, que na correria do dia a dia nem sempre percebemos. Eles saíram às ruas, usaram o transporte público, visitaram consultórios médicos particulares, hospitais públicos, andaram pelo Cepe com o olhar atento para o tema, visitaram escolas públicas, sempre atentos à pergunta "quantos negros existem em cada um desses ambientes?". Os alunos fizeram ainda levantamento de dados de acesso às universidades por pessoas brancas e negras, faixa salarial etc. O projeto gerou uma exposição fotográfica sobre o tema além de dados informativos super relevantes.

Os alunos concluíram que o racismo no país é um problema estrutural, urgente, que fica claro em fatos do dia a dia e que é preciso haver uma transformação grande na nossa sociedade.