SEGUNDA 29.png

- "O NOVO ENSINO MÉDIO" -

A implantação possibilitará ao aluno mais tempo para realizar seus estudos e também se dedicar a oficinas, práticas esportivas, além de ter o apoio de profissionais da educação para a elaboração do seu projeto de vida.

A proposta da BNCC é garantir a todo estudante brasileiro, de escolas públicas e privadas, aprendizagens comuns e obrigatórias, que possibilitem aos jovens uma formação completa, estimulando-os, preparando-os e auxiliando-os a  protagonizar sua busca pelo conhecimento e seu pleno exercício da cidadania.

Cabe ressaltar que a BNCC não exclui as disciplinas, mas disponibiliza esses conhecimentos de forma diferenciada e baseados nas 10 competências  gerais,  que operam como fio condutor  de todo o processo ensino- aprendizagem.

Árvore_3.png

Isso significa que, obrigatoriamente, os currículos de todas as escolas devem incluir o ensino de habilidades e competências relacionadas a todas as áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Artes, Educação Física, Sociologia, Filosofia e Inglês de forma a incluir esse conhecimento na vivência cotidiana da realidade. Além disso, o modelo de organização por áreas do conhecimento estimula novos formatos de ensino mais dinâmicos e envolventes e a interdisciplinaridade.

Mãos à obra!!

- Projetos e Eletivas -

01.TERÇA 02.png

Apesar de não percebermos, tudo o que fazemos é um algoritmo. Eles estão presentes no nosso cotidiano, pois toda atividade segue um passo a passo para chegar a um determinado objetivo.
O simples ato de acordar é um algoritmo.
Sendo assim, desejamos que os alunos possam perceber como o pensamento lógico e os algoritmos são fundamentais para a resolução de problemas cotidianos, ou seja, queremos instigar o aluno a pensar em maneiras para criar soluções inovadoras para problemas do dia a dia.

02. TERÇA 09.png

Projeto de Vida, que foi inspirada no livro "Designing your life: how to build a well-lived joyful life", dos autores e professores Bill Burnett e Dave Evans, que criaram um curso com essa temática na Universidade Stanford, nos EUA. A partir disso, o Projeto de Vida trará, ao longo do curso, o método do "design thinking" aplicado à vida: um método de resolução de problemas com base em inovação e princípios de design.

Já foi (3).png

As trilhas de aprendizagem implementam eletivas e projetos que visam a formação completa do estudante, preparando-os para protagonizar sua busca pelo conhecimento e o pleno exercício da sua cidadania.

O Professor Jonatas de Física, ministra a eletiva de Cidadania Digital e o projeto Viagens Intergalácticas.

Já foi (2).png

Trata-se de um projeto construído a quatro mãos, que visa mostrar como a violência vem sendo tratada de forma banal e as diversidades desrespeitadas constantemente. Promovendo um mergulho em questões fundamentais que nos mostram uma realidade que precisamos, urgentemente, transformar, o propósito é, acima de tudo, construir uma sociedade mais equânime, onde a alteridade, o amor, a solidariedade e a empatia estejam presentes nas relações cotidianas.
Vamos desconstruir para construir?

Já foi.png

Representando o acrônimo de Sócio Emocional, Mediação, Autonomia, Resiliência e Transformação,

esta eletiva facilitará a reflexão sobre as habilidades, dificuldades e pontos de atenção que terão papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante. Dentro da SMART, os alunos serão conduzidos a reconhecer e gerir suas emoções através de atividades dinâmicas e reflexivas.

01. QUINTA 11.png

A prática da atenção plena abre um espaço de quietude, onde podemos treinar habilidades como foco e concentração, empatia e compaixão.

Diante do despertar da atenção sabia escolhemos estar presentes em cada momento, onde podemos desvendar suas possibilidades, em vez de querer algo diferente do que temos aqui e agora.

Redes Sociais (2).png

O Projeto Cult, que já faz parte do dia a dia dos alunos do Ensino Médio, se realiza por meio de aulas, debates e pesquisas sobre obras de arte, literatura, música e cinema. A ideia do projeto surgiu pelos próprios alunos deste segmento, em 2017. Eles trouxeram a demanda por um projeto específico de aprofundamento cultural. A escola adorou a ideia e fez acontecer. A potência do projeto nos fez expandi-lo para os anos seguintes.

Redes Sociais (1).png

Projeto que convida alunos antigos do CEPE para diálogos vivos sobre seus percursos profissionais com os alunos do Ensino Médio.

O projeto tem como objetivo a apresentação de um grande leque de profissões que possa auxiliar na escolha de cada um.