NOSSO CORPO

Firulas.png

Somos eternos aprendizes e acreditamos que o indivíduo pleno é agente transformador de sua realidade e da realidade social. Caminhamos no sentido de construirmos nossas vidas com o apoio uns dos outros e da Terra, através de relaçòes de respeito, em busca de harmonizar nossas verdades, nossas práticas e nossas ações, por um mundo melhor.

"ESCOLAS SÃO PESSOAS"

Firulas.png

E o CEPE não é diferente !

Nossa Escola é formada de pessoas que sentem prazer na troca de conhecimento e na transformação diária através da interação com o outro e com o mundo a nossa volta.

Nós somos um Centro de Estudos que busca sempre a ampliação dos nossos horizontes em nosso fazer pedagógico, construindo ideias e novas formas de estar no mundo, de sermos afetados por ele e o afetarmos.

Somos o conjunto dessas pessoas que diariamente buscam a felicidade em ajudar o outro, construir a ideia de que somos protagonistas, buscando sempre a empatia. Somos agradecidos por unir tantas pessoas com um propósito comum, que se renova SEMPRE.

NOSSO CORAÇÃO

CONFIANÇA

no presente

RESPEITO

ao ser e à diversidade:

Cada indivíduo é um ser único com uma potência de ação no mundo. Honramos, respeitamos e valorizamos este princípio. Reconhecemos e valorizamos as individualidades pois acreditamos que é através das diferenças que aprendemos uns com os outros enriquecendo o todo.

ENCONTRO HUMANO:

Cada ser possui em si uma potência de ação que contribui com a comunidade escolar, trabalhamos no sentido de orientar estas potências para as relações de compartilhamento e aprendizado. Entendemos que cada pessoa é um presente que se apresenta. Honramos, respeitamos e valorizamos os encontros.

CORPOREIDADE:

Honramos, respeitamos e valorizamos o exercício da presença, a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Assim o conhecimento nasce e faz-se sensível em sua corporeidade. As palavras criam vida através de nossas ações.

INTEGRAÇÃO

com o meio ambiente e a comunidade:

somos parte da natureza que nos constitui, através da percepção dos ciclos que envolvem a vida, nos harmonizamos com a condição humana e nos conscientizamos do nosso pertencimento à comunidade, local e planetária, e  da capacidade de transformar a realidade comum.

CULTURA DE PAZ

Trabalhamos as possibilidades de transformação da Cultura através da Confiança, cooperação, Paz, diálogo e responsabilidade compartilhada.

CORAGEM:

Agir com o coração.

INDAGAÇÀO:

Indagar é a energia ativa que nos move em direção ao conhecimento.

ESCUTA:

Ouvir é a energia receptiva que nos mantém abertos para nos conectarmos ao conhecimento. Um ato de respeito e ligação com a Terra.

VIVÊNCIA:

O conhecimento se constrói a partir das experiências vividas. Para proporcionar estas vivências nos inspiramos na pedagogia de vários estudiosos.

COMPLEXIDADE:

Por uma  educação planetária, caminhamos em direção às associações, estimulamos a análise da realidade e o estabelecimento de relações entre os conhecimentos construídos. Relacionando não somente conteúdos disciplinares de diferentes áreas, mas também indivíduo, sociedade e natureza; corpo, mente e emoções. Pensamos e agimos em direção às três dimensões do ser humano integral: como indivíduo, como espécie, como ser social.

APRENDIZAGEM HUMANA:

Somos todos muito parecidos geneticamente. Como indivíduos de uma mesma espécie, temos as mesmas necessidades. Ao mesmo tempo, somos diversos, em cultura, em organização de sociedades, origens, línguas e particularidades. Somos, ainda, parte de uma natureza indivisível que depende de interligações com outros seres vivos e com seres não vivos. Pensamos, estimulamos, orientamos e agimos a aprendizagem humana em direção às três dimensões do ser humano integral: indivíduo diverso, espécie e ser social.

MARAVILHAMENTO:

THAUMÁZEIN, em grego, é a expressão filosófica para perplexidade e admiração diante da vida. A busca do prazer ancestral que sentimos quando o conhecimento se abre para nós e nos maravilhamos na nossa caminhada, diante da vida.

COERÊNCIA:

Relação harmônica entre ideias e ações. Conexão.