Assembleias no Fundamental I

Aqui no Cepe, o Fundamental I vive a experiência rica das assembleias de classe, também conhecidas como círculo ou roda de conversa, são espaços organizados para refletir e buscar soluções para os problemas que acontecem no cotidiano, dando oportunidade para os alunos refletirem sobre situações vividas e participarem das tomadas de decisões sobre os temas que dizem respeito a eles.


Muito mais do que alcançar objetivos de consenso, essa prática deve servir para: “explicitar as diferenças, defender posturas e ideias muitas vezes opostas e mesmo assim levar as pessoas a conviver em um espaço coletivo”. Ulisses Ferreira de Araújo.


O objetivo é favorecer o diálogo, o direito de falar e ser ouvido, o respeito à diversidade e a expressão dos diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Desta forma, os professores também conhecem melhor seus alunos, uma vez que a segurança do momento incentivam, até mesmo, os que pouco se colocam.


É também um espaço de reflexão e discussão sobre convivência e respeito, de elaboração de combinados coletivos e de propostas para a resolução de conflitos. Sempre tomando o cuidado de não personificar os debates, os problemas são tratados não focando nas pessoas que estejam causando-os, em determinada circunstância.



0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Rua Dona Mancala, 45

Miguel Pereira - RJ

24 2484 5206

© 2017 Desenvolvido com a colaboração Bruno Aguiar. 

(24) 99975-3214