Matemática ao alcance dos olhos

Quem já entrou no Cepão, nossa casa que recebe os alunos do Fundamental e do Ensino Médio, sabe que a Matemática aqui é ao alcance dos olhos! Escadas e paredes pintadas pelos próprios alunos, com apoio e orientação da escola, apresentam a tabuada e diversas fórmulas que são usadas com frequência ao longo da vida escolar.

O projeto "Matemática ao alcance dos olhos"nasceu em 2017, a partir de uma demanda inicialmente da turma do 9º ano. Os alunos já dominavam bem os conceitos estudados,

mas questionavam o fato de terem tantas fórmulas para decorar e diziam que muitas vezes confundiam uma com a outra. Foi então que, a partir de uma ideia da professora Fabiana Borba, eles fizeram a proposta de espalhar cartazes pela escola com as principais fórmulas. A coordenação do Cepe adorou a ideia e sugeriu que, ao invés de colar cartazes, eles poderiam até pintar a Matemática diretamente nas paredes.

O resultado desse trabalho em equipe é um sucesso até hoje! Os alunos relatam que é muito mais fácil lembrar de algo que faz parte do dia a dia deles. O interessante é que a turma que fez a pintura não se limitou a pintar fórmulas que atendessem apenas suas demandas. Fizeram um levantamento de tudo o que já tinham aprendido em anos anteriores, além do que aprenderiam no Ensino Médio e registraram tudo lá, ao alcance dos olhos, pra todos verem que a relação com a Matemática pode ser sim muito mais leve e familiar.

E você, tem alguma história interessante que facilitou seu aprendizado em alguma disciplina? Conta pra gente aqui nos comentários!