- Nossos Diferenciais -
Fundamental Anos Iniciais
A Pedagogia de Projetos adotada faz com que não seja necessário a utilização de livro didático em todas as disciplinas. Em boa parte do tempo, as crianças vão aprender a partir de diversos livros disponíveis na biblioteca, além de conteúdo passado diretamente pelo professor, de pesquisas e de outras fontes. Esse processo permite aprender sobre o conceito de fontes de pesquisa, e, ainda, numa era em que há todo tipo de informação disponível, saber investigar e discernir a qualidade e veracidade dos conteúdos pesquisados.
"A criança não entra no Cepe pra aprender do jeito que a gente ensina. A gente ensina do jeito que ela aprende e aprende o jeito de cada criança aprender".
Beatriz Portugal
Professora e Coordenadora de Matemática do Fundamental I.



Embora cada turma tenha sua sala de aula própria, há vários momentos coletivos de estudo. Os alunos do Fundamental I também vivenciam as assembleias (algumas vezes por turma, em outras vezes junta-se todo o segmento), nas quais são convidados a participar de decisões sobre o dia a dia de estudo e a colaborar na criação celebrações, para marcar momentos importantes do aprendizado. Eles também refletem e debatem sobre pontos fortes e pontos a serem trabalhados na convivência em grupo. Trata-se de um espaço onde são encorajados a se colocar, a ter sua voz ouvida.
Nas assembleias do Fundamental, observamos que é muito mais eficaz sairmos do discurso do "Pode/Não Pode" e trazemos para debate "O que é bom para o grupo e o que não é". Este é certamente um processo mais trabalhoso, no entanto cria uma consciência real do que deve e o que não deve ser feito, partindo do raciocínio deles e fazendo também com que se sintam respeitados e participantes.
O dia a dia de estudo está para além das salas de aula. Em muitos momentos as aulas são propostas usando os espaços ao ar livre ou outras áreas.
Durante toda a vida escolar no Cepe, apoiamos a inteligência emocional, fortalecemos o conceito de respeito por si próprio e respeito ao coletivo. Tudo isso se configura como base para fluidez e pleno funcionamento dos processos cognitivos de aprendizagem!

Direção:
Maria Candida Dantas Peralta
Coordenação Geral:
Maria Elizabeth L. Hoertel
Auxiliar de coordenação:
Thais Corrêa
Coordenação do Segmento:
Beatriz Portugal
Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira
12h20min às 17h20min